sábado, 24 de dezembro de 2011

MENSAGEM DE NATAL

Olá, queridos seguidores e visitantes do blog!


Venho aqui pelo motivo óbvio, a véspera do Natal, para lhes deixar uma mensagem de fé, paz e esperança. Mas antes, vou contar uma história.

Quando eu fui, em 1995, erroneamente diagnosticada como portadora de Miastenia Grave, vim a saber que o famoso milionário grego Aristóteles Onassis havia falecido 1975, um ano antes do meu nascimento, justamente por causa da MG. Na época pensei: "Que loucura! Se eu tivesse nascido alguns anos antes e me tornasse portadora de MG na adolescência, poderia ter morrido como Onassis!"

Porém, dezenove anos após Onassis ter morrido e eu ter nascido, já haviam sido descobertos o Mestinon (medicamento que trata, mas não cura a MG) e a timectomia (cirurgia para retirada do timo, glândula que produz os anticorpos que atacam o próprio corpo do paciente e causam a MG), entre outros tratamentos alternativos como a Azatioprina e os Corticoesteróides. Portanto, se realmente tivesse MG eu não morreria!

Contei isso a vocês para trazer uma reflexão: apenas 19 anos se passaram entre a morte de Onassis e a minha possibilidade de ser tratada com terapias comprovadas cientificamente e adequadas à doença que os médicos pensavam que eu tinha. Apenas 19 anos! Para alguns, pode parecer demais, e de fato, muitos ainda perecerão sem tratamento adequado, mas esse tempo é uma grande esperança para os portadores de Miopatia Mitocondrial. Assim como a ciência descobriu um tratamento comprovado para MG, poderá descobrir para MM!

Pensando nisso, minha mensagem para este Natal é:

TENHAMOS FÉ, pois, segundo o filósofo Mario Sergio Cortella, "a fé é improvável, mas não impossível" - isto é, não podemos ter certeza de que a ciência descobrirá a cura para MM, mas podemos acreditar na existência dessa cura, pois não é impossível de se realizar!

TENHAMOS PAZ, pois ficarmos o tempo todo perturbados pelo fato de termos uma limitação permanente e, até o momento, incurável, impedir-nos-á de viver plenamente o que de bom Deus nos  proporciona todos os dias.

TENHAMOS ESPERANÇA! Novamente, como diz Mario Sergio Cortella, tenhamos a esperança do verbo ativo "esperançar" e não do verbo passivo "esperar"! Tenhamos uma esperança que se traduza em pesquisa, em busca de informações, em questionamento aos médicos, em compartilhamento de experiências, em orações uns pelos outros e pelos cientistas que trabalham em pesquisas sobre doenças mitocondriais! Esperança e não espera passiva!

E, ainda, lembremos de que, no Natal, Deus nos dá o maior presente de fé, paz e esperança de todos: Jesus Cristo! Usemos esta data simbólica, portanto, para renovar nossa fé, paz e esperança na descoberta, com a ajuda de Deus, da cura da MM!

Enfim, deixo esta mensagem com todo o amor que me moveu, desde 23 de dezembro de 2010, dia em que descobri ser portadora de MM, a escrever este blog simples, mas com a melhor das intenções: a de tirar "do escuro" os portadores de MM e lhes proporcionar informação clara e confiável sobre sua doença.

É isso! rs...

Um abraço muito afetuoso a todos,
no amor de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

Larissa Maria Martin.

PS: Tenho uma sobrinha de 1 ano e 7 meses, a amada Julia, e por causa dela, acabei conhecendo a turma da Galinha Pintadinha (vídeos musicais para crianças). E neste Natal, essa turma lançou um vídeo que, além de super fofinho, ainda expressa muito do que desejo em meu coração a todos vocês. Portanto, eis aí o vídeo de apenas 1:21 min.:




Feliz Natal e um lindo 2012 a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário