segunda-feira, 4 de julho de 2011

FISIOTERAPIA: qualidade de vida para os portadores de Miopatia Mitocondrial

Mariana Sacchi Mendonça

Olá, queridos e queridas!!!

Venho trazer a todos boas novas!!! As mesmas se tratam de algumas perguntas e respostas interessantes sobre como a fisioterapia pode melhorar a qualidade de vida dos portadores de Miopatia Mitocondrial.

Espero que essa postagem possa lhes ser muito útil!!!

Antes de colocá-la aqui, quero agradecer imensamente à querida Mariana Sacchi Mendonça, estudante de fisioterapia do Centro Universitário São Camilo, que gentilmente dedicou seu tempo para nos fornecer este precioso material!!!

Um grande abraço a todos e que Deus os abençoe como sempre!!!

Larissa. 

*****************************************************************************************

Sou portador de Miopatia Mitocondrial. Posso fazer exercícios físicos?

Sim. Apesar dos sintomas de fadiga, é fundamental que o portador de Miopatia Mitocondrial realize exercícios físicos regularmente para manutenção da força muscular.


Que tipos de exercícios físicos são recomendados?

Recomenda-se que você realize caminhadas diárias, além de exercícios físicos com intensidade leve a moderada para ganho de força e resistência muscular. Porém, deve haver maior tempo de repouso entre uma atividade e outra, para evitar a fadiga excessiva, uma das principais queixas relatadas.  A fisioterapia oferece muitos recursos, tais como a Hidroterapia, por meio da qual o paciente recebe a terapia imerso em água, a uma temperatura de, aproximadamente, 32° C. Com ela, faz-se o treinamento respiratório (outra queixa comum é a respeito da respiração),  estimula-se a circulação e a função renal, além da temperatura elevada da água oferecer relaxamento muscular e alívio da dor, já que outro sintoma relatado é a dor muscular. Há ainda a possibilidade da utilização de manobras e exercícios da fisioterapia respiratória, outra área bastante abrangente que pode melhorar os sintomas, principalmente noturnos, como falta de ar.

Como a fisioterapia pode ajudar a melhorar a minha qualidade de vida?

Como resultado da realização de fisioterapia, é proporcionado o aumento da tolerância aos exercícios físicos monitorados, o ganho de força, a resistência muscular e a disposição. Com a fisioterapia respiratória, redução da falta de ar e sintomas como fadiga, cefaleia matinal, dificuldade para despertar, sonolência, irritabilidade, ansiedade e até mesmo prevenção de complicações respiratórias, como pneumonia e atelectasias. Com a Hidroterapia, todos os benefícios já citados, como diminuição da dor, e relaxamento muscular. As terapias manuais, como a massoterapia (massagem), promovem relaxamento e bem estar. Além disso, muitos pacientes possuem uma postura cifótica (curvada), apresentado alterações posturais importantes. Com uma avaliação postural feita por um fisioterapeuta e técnicas do RPG (Reeducação Postural Global), essas alterações podem ser minimizadas.

Meu médico nunca me recomendou fisioterapia. Mesmo assim posso fazer? Posso pedir a ele que me encaminhe para o tratamento com um fisioterapeuta?

Com certeza. É importante relatar tudo ao médico, pois é ele quem direciona seu tratamento. Faça esta sugestão e ouça a opinião dele também.


Onde posso buscar tratamento fisioterápico que atenda as minhas necessidades?

Existem vários centros de reabilitação capacitados para atendê-lo. Procure sempre por referências, principalmente em clínicas e hospitais, sejam estes públicos ou privados.
Há uma grande rede de centros de reabilitação da rede pública chamada “Lucy Montoro”, com clínicas em várias localidades, tais como São Paulo, Botucatu, Campinas, Fernandópolis, Jaú, Marília, Pariquera-Açu, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

Para mais informações acesse:

Um comentário:

  1. Adorei! Espero, de verdade, que a Fisioterapia abra portas para a melhora na qualidade de vida dos portadores! E quem agradece sou eu, por abrir este espaço para informações tão importantes no seu blog!

    Beijos!

    Mariana

    ResponderExcluir